sexta-feira, 31 de outubro de 2008

LITERARY ESSAY

EXAMPLES AND GUIDELINES

http://web.uvic.ca/wguide/Pages/SampleEssaysLit.html

http://eolit.hrw.com/hlla/writersmodel/pdf/W_S1204.pdf?WebLogicSession=Qhzx0UpELNmxostoouz8PtunTC7282b88xxi4HL8wyc3K7pzFgng%7C19056100342224463/167838195/6/6000/6000/7002/7002/6000/-1

http://web.uvic.ca/wguide/Pages/LiteraryEssay.html

and, taken from this site, something to keep:

"(...) be wary of plagiarism and of letting the opinions of more experienced writers swamp your own response to the work. If you are going to consult the critics, you should reread the literary work you are discussing and make some notes on it before looking at any criticism".

ATENÇÃO ALUNOS DE TODAS AS DICIPLINAS DA UERJ FFP

DATAS

Apesar de cada disciplina conter suas próprias postagens até agora e as datas de envio dos trabalhos estarem apresentadas em separado, alguns alunos estão confusos.

Assim sendo, resumo nesta postagem a nova data para TODOS OS TRABALHOS DE TODAS AS DICIPLINAS DA UERJ FFP.

TODOS OS TRABALHOS PODEM SER ENVIADOS ATÉ O DIA
15 DE NOVEMBRO, DOMINGO.

O ENDEREÇO PARA ENVIO É
MARCELLOUERJ@GMAIL.COM

BONS ESTUDOS

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

TRABALHOS DE LIT NORTE 1 - ATENÇÃO -

O trabalho de Norte 1 pode ser feito também em grupos.

Essa é apenas uma alternativa a proposta inicial de um essay individual, que continua válida.

Observem que o trabalho em grupo indica uma maior chance de aprofundamento do tema e de adequação  no uso da língua. Estes são pressupostos considerados na avaliação.

ATENÇÃO:  os trabalhos podem então ser individuais, em duplas ou em grupos de no máximo 3 pessoas.

A data de envio ( email marcellouerj@gmail.com) continua a mesma.

Bons estudos.

domingo, 19 de outubro de 2008

Ok, fans do Poe

Pedidos atendidos.

Diretório raiz com "alguns" textos do moço.

http://xroads.virginia.edu/~hyper/POE/

Boa leitura

Novo link

Aí vai um novo link para o The Fall of the House ofd Usher

http://www.4shared.com/file/61925666/e0470cdd/The_Fall_of_the_House_of_Usher.html?s=1

Ou (nesse o texto abre direto no browser e o poema está formatado)

http://xroads.virginia.edu/~hyper/POE/fall.html

Desta página podemos também ler alguns textos interessantes

http://xroads.virginia.edu/~hyper/

sábado, 18 de outubro de 2008

LINKS DA PÁGINA - Norte I em especial

CAROS

RECEBI COMENTÁRIOS SOBRE LINKS QUE NÃO ESTÃO FUNCIONANDO.

VERIFIQUEI TODOS OS LINKS (EM ESPECIAL OS DE LIT. NORTE-AMERICANA 1) E TODOS ESTÃO FUNCIONANDO SEM PROBLEMAS.

BAIXAREI TODOS AOS POUCOS E COLOCAREI NUMA PASTA PRÓPRIA PARA EVITAR PROBLEMAS.

QUANTO A MUDANÇA DE DATAS PARA AS TAREFAS AGENDADAS PARA O DIA 30 PASSAM PARA O DIA 10 DE NOVEMBRO.

RESENHA: como fazer?


Resenha Crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra, acompanhada de uma avaliação crítica. Expõe-se claramente e com certos detalhes o conteúdo da obra para posteriormente desenvolver uma apreciação crítica do conteúdo. A resenha crítica consiste na leitura, resumo e comentário crítico de um livro ou texto. Para a elaboração do comentário crítico, utilizam-se opiniões de diversos autores da comunidade científica em relação as defendidas pelo autor e se estabelece todo tipo de comparação com os enfoques, métodos de investigação e formas de exposição de outros autores.
Resenha crítica é uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos: é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista. A finalidade de uma resenha é informar o leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no livro ou artigo, evidenciando a contribuição do autor: novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. A resenha visa, portanto, a apresentar uma síntese das idéias fundamentais da obra. O resenhista deve resumir o assunto e apontar as falhas e os erros de informação encontrados, sem entrar em muitos pormenores e, ao mesmo tempo, tecer elogios aos méritos da obra, desde que sinceros e ponderados.
Lakatos e Marconi (1996, p. 90) afirmam que: resenha é uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos. Resenha crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do texto feito pelo resenhista.
Aqui vai um link com outros comentários e um exemplo de resenha feito por Mariza Lajolo
Tipos de Resenha

Até agora eu falei sobre as resenhas de uma forma geral e livre e esses dados são suficientes para você já esboçar alguns parágrafos.
Contudo, as resenhas apresentam algumas divisões que vale destacar. A mais conhecida delas é a resenha acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.
Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:

Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
Apresente da obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.
Na resenha acadêmica descritiva, os passos são exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de número 5.
Como o próprio nome já diz, a resenha descritiva apenas descreve, não expõe a opinião o resenhista.

Finalmente, na resenha temática, você fala de vários textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos são um pouco mais simples:
Apresente o tema: Diga ao leitor qual é o assunto principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse assunto;
Resuma os textos: Utilize um parágrafo para cada texto, diga logo no início quem é o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto;
Conclua: Você acabou de explicar cada um dos textos, agora é sua vez de opinar e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema tratado;
Mostre as fontes: Coloque as referências Bibliográficas de cada um dos textos que você usou;
Assine e identifique-se: Coloque seu nome e uma breve descrição do tipo “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

ATUALIZAÇÃO E DATAS

CAROS,

VEJAM AS POSTAGENS ABAIXO E ATENÇÃO COM AS DATAS LIMITE PARA O ENVIO DOS TRABALHOS.

atenção: enviar em arquivo word ou rtf com cabeçalho completo NO DOCUMENTO.

Bons estudos

Literaturas de língua inglesa III SM

Literaturas de língua inglesa SM

domingo, 12 de outubro de 2008

Literatura Norte Americana I - textos e essays

Links com obras para leitura e algumas tarefas:

ENTREGA ATÉ O DIA 30 DE OUTUBRO.


http://www.4shared.com/file/63889237/b19b0547/Edgar_Alan_Poe_-_The_Fall_of_the_House_of_Usher.html?s=1 - Leitura. Fazer resenha crítica de até 300 palavras.

http://www.4shared.com/file/33123368/177321cd/nathaniel_hawthorne_-_the_scarlet_letter.html?s=1 -

Relate the conflict between individual impulses and systematized social codes, one of its main themes, to the extract below (300 words)

“A writer of story-books! What kind of a business in life,—what mode of glorifying God, or being serviceable to mankind in his day and generation,—may that be? Why, the degenerate fellow might as well have been a fiddler!” Such are the compliments bandied between my great-grandsires and myself, across the gulf of time! And yet, let them scorn me as they will, strong traits of their nature have intertwined themselves with mine".

http://www.4shared.com/file/59065085/8cafb2d7/Thoreau_Henry_David_-_Civil_Disobedience_Walden_And_Other_.html?s=1 (leiam o Civil Disobedience)

Mais um link importante para seus estudos

http://www.4shared.com/get/53092535/d26759d1/GaleAmericanHistorythroughLiterature1820-1870Volume-1_2006_0684314614.html

Literatura Norte Americana IV - Essay

Essay
Due to 10th November

Miller, in several occasions, described his character Willy Loman as a man of moral values. He told some Chinese actors for the 1983 production in Beijing that Willy is "a walking believer, the bearer of a flame" and mentioned that "the trouble with Willy Loman is that he has tremendously powerful ideals...the fact is that he has values" (Otten, T. The Temptation of Innocence in the Dramas of Arthur Miller, University of Missouri Press, 2002).

Find evidence in the play to support Miller’s description. (write about 500 words)

________

Links and references

http://theliterarylink.com/miller1.html

Garrison, Craig M. The System and the American Dream: Death of a Salesman. From: http://playwrites.net/salesman1.html

Miller, Arthur. Tragedy and the Common Man. From: http://deathofasalesman.com/rev-49-nytimes3.htm

Meaning is Meanings and the Semantics of Social Humanism:A Study of Arthur Miller's The Death of a Salesman and All My Sons.
http://www.uni-erfurt.de/eestudies/eese/artic25/anga/7_2005.html

Língua Inglesa 1 Língua Inglesa 6 Norte Americana 1

Os prazos para o envio das atividades propostas nas primeiras postagens é dia 30 DE OUTUBRO DE 2008.

Há um novo email para o envio dos trabalhos e contato:

marcellouerj@gmail.com

Abraços